Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Jul 31, 2012

...Perturbações Alimentares e Perfecionismo (Tese de Mestrado em Psicologia, Universidade de Lisboa, de Leonor B. Oliveira, 2011)

MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA
Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica
Dissertação, orientada pela Prof.ª Doutora Rita Francisco e coorientada pela Prof.ª
Doutora Rosa Novo
2011
( Esta tese de mestrado em psicologia (que pode ser lida integralmente aqui) investiga a relação entre o perfeccionismo e as perturbações alimentares, com base numa amostra de 531 adolescentes portugueses; felicita-se a autora e recomenda-se a leitura; a tese inclui em anexo os diferentes questionários-testes em que se baseou o estudo prático; acima reproduzimos uma das imagens de um desses testes)
RESUMO
"Os objetivos do estudo recaem sobre a investigação, em adolescentes em meio escolar, do contributo do perfecionismo e das suas dimensões autorientada e socialmente prescrita, bem como da sintomatologia depressiva e/ou ansiosa, para a sintomatologia de perturbação alimentar.

Participaram no estudo 531 adolescentes, de idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos de ambos os sexos. Os participantes responderam a um Questionário de Dados Pessoais e Sociodemográficos, à subescala de perfecionismo do Eating Disorder Inventory 2 (Garner, Olmstead & Polivy, 1983), ao Eating Attitudes Test 26 (Garner, Olmstead, Bohr & Garfinkel, 1982) e ao Cuestionario Educativo-Clínico: Ansiedad y Depresión (González, Cueto & Fernández, 2007). A subescala do EDI2 foi, neste estudo, repartida em perfecionismo autoorientado e perfecionismo socialmente prescrito.

Os participantes do sexo masculino apresentaram menor número de casos de dieta e níveis mais baixos de sintomatologia depressiva-ansiosa, depressão, ansiedade e de sintomatologia de perturbação alimentar em comparação com as raparigas, não tendo sido observadas diferenças entre sexos no que se refere ao perfecionismo global, perfecionismo socialmente prescrito e perfecionismo auto-orientado.

As correlações encontradas entre as variáveis em estudo foram mais elevadas e significativas no grupo das raparigas. Também entre estas foi possível explicar consideravelmente a sintomatologia de perturbação alimentar através da análise de regressões múltiplas hierárquicas, que revelou que a idade, a dieta, o perfecionismo auto-orientado e a depressão contribuíam para explicar 42% da variância da sintomatologia de perturbação alimentar.

Tal não foi observado em rapazes pois relativamente a estes só foi possível explicar 10% da variância de sintomatologia de perturbação alimentar para a qual apenas contribuíam perfecionismo global e sintomatologia depressiva-ansiosa.

O significado dos resultados é discutido em termos das implicações para o conhecimento acerca dos fatores de risco para o desenvolvimento de perturbações alimentares em ambos os sexos."
Palavras-chave: perturbação alimentar, perfecionismo, perfecionismo auto-orientado, perfecionismo socialmente prescrito, ansiedade, depressão, adolescência."
O modelo conceptual usado encontra-se na figura abaixo reproduzida da tese de Leonor Baptista de Oliveira. São considerados doi tipos de Perfeccionismo (o auto-orientado, na figura representado por AO e o socialmente prescrito na figura representado por SP). A influência destes dois tipos de perfecionismo, avaliada por questionários padrão internacionais, sobre as Perturbações Alimentares (PA na figura) é estudada. 
( Nota do esqueciaana: Ainda sobre o tema do perfeccionismo mas neste caso em inglês pode ainda consultar este link para um artigo num site da AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION (APA) de onde reproduzimos a imagem seguinte. Os aspectos negativos e positivos do perfeccionismo e a dificuldade em traçar as fronteiras...)

No comments: