Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Oct 8, 2011

...transtorno psíquico>>>subnutrição>>>transtorno psíquico>>>subnutrição ( a possível espiral)

antes-depois
uma das mais antigas representações de anorexia nervosa (1874)

A anorexia nervosa foi diagnosticada há mais de 100 anos. Muitos aspectos da doença encontram-se ainda por conhecer, como ilustra o título desta página do King's College London do Reino Unido : O que já sabemos .

Encontrei o texto abaixo numa página brasileira de apoio a familiares e amigos de doentes com transtornos alimentares. Gerald Russel (o sinal de Russel que talvez algumas leitoras conheçam relaciona-se com este investigador). O transtorno psíquico levar à menor ingestão de alimentos e a desnutrição levar ao transtorno psíquico ajuda a perceber a dificuldade para quem está doente de 'ver' a doenças e de 'fugir'.


Citando: Gerald Francis Morris Russell (1928- ) em 1970 e 1977 tenta mostrar a relação entre as teorias biológicas da origem da doença com as psicológicas e sociológicas, e chegou às seguintes conclusões:

  • O transtorno psíquico provoca a diminuição da ingestão de alimentos e a perda de peso
  • A perda de peso é a causa do transtorno endócrino
  •  A desnutrição piora o transtorno psíquico
  • O transtorno psíquico também pode agravar de maneira directa a função hipotalamica e produzir amenorréia (nota do esqueciaana: perda menstruação) 
  • É provável que exista uma relação entre um transtorno do controle do hipotálamo na ingestão e na recusa da alimentação, característico da anorexia
  • O transtorno hipotalamico poderia alterar as funções psíquicas, gerando atitudes anómalas face ao alimento, imagem corporal e sexualidade.
 continuar a ler aqui: http://gatda.psc.br/anorexia.htm

No comments: