Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

May 16, 2011

...aos pais (ionline 16.05.2011) sobre a anorexia (prevenção)


Foi hoje publicada pelo ionline (aqui) a notícia que abaixo reproduzimos:
Esta doença [Anorexia Nervosa] afecta maioritariamente adolescentes do sexo feminino, no entanto, já se começa a sentir este problema no sexo masculino. Muitos são os pais que vivem na angústia e desespero sem saberem o que fazer.

Por essa razão, deixamos algumas dicas, com a ajuda do site educare (aqui), para prevenir o aparecimento desta doença no seu filho:

1- Ajude-o a desenvolver auto-estima (ver sobre este assunto um texto de Adriana Campos aqui)

Uma das razões para o desenvolvimento da anorexia nervosa é a falta de auto-estima do adolescente. A percepção que ele tem de si próprio pode não ser a mais correcta, levando-a a tentar emendar o que está mal consigo. Esta percepção constrói-se ao longo da vida, em resultado das várias interacções que o indivíduo vai estabelecendo em diferentes contextos. A família tem um papel fundamental. Aproveite para dizer ao seu filho o quanto está orgulhoso dele, independentemente do seu percurso académico. É importante que ele seja elogiado em todas as áreas, para sentir que os pais o amam por ser como é.

2- Incentive a autonomia
Ao longo do processo de desenvolvimento, estimule o seu filho a ser cada vez mais autónomo. Nunca faça por ele o que ele pode fazer sozinho. É necessário que ele aprenda a lidar com os problemas e a resolvê-los. Ao chegar à adolescência, é fundamental flexibilizar algumas regras que foram estipuladas pelos pais, até porque, durante o crescimento, há necessidade de estipular outras regras.

3- Respeito o espaço do seu filho

Respeite a sua necessidade crescente de espaço. Ele tem direito e necessidade de ter o seu canto e a sua privacidade.


4- Mantenha uma relação positiva com o seu cônjuge

Cultive relações positivas com o seu cônjuge. Uma relação conflituosa do casal faz com que, muitas vezes, os filhos se tornem a única razão para a existência deste. A missão dos filhos não é servir de elo de ligação de casamentos desfeitos.

5- Exprima os seus sentimentos

Além de ser pai ou mãe, é também um ser humano com sentimentos. Por essa razão, não deve ter medo de exprimi-los e incentivar o seu filho a exprimir os seus. A não expressão de sentimentos pode levar o adolescente a pensar que o que se passa com ele (tristeza, cólera, fúria) é algo anormal. A relação familiar pode melhorar consideravelmente.

No comments: