Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Apr 23, 2011

..."Resumindo, o que eu ganhei foi uma vida. A minha vida de volta. " (Testemunho)


Recebi esta mensagem de uma ´guerreira' que transcrevo com muito gosto. É de alguém que escreve com o coração.

"Inspirada pelo post anterior decidi escrever também sobre o que é que eu ganhei desde que me tornei uma mulher saudável, livre da anorexia:

- posso aproveitar melhor o meu tempo, ler um livro, ir ao cinema, ver séries em casa, etc, já que não tenho a obrigação de me exercitar por horas e horas diariamente

- posso dormir até tarde já que não tenho alguem a acordar-me às quatro da manhã com pensamentos horriveis só por eu estar descansada a dormir

- posso sentir-me pela primeira vez uma mulher

- posso ter filhos!

- posso sair à rua com um casaco de malha nos dias mais frescos porque a minha temperatura corporal permite-me manter quente

- posso comprar pão acabado de cozer numa padaria para o lanche

- posso sentir-me orgulhosa de mim pelos motivos certos: ter lutado e vencido a anorexia!

- posso ir dormir a casa das minhas amigas sem me preocupar com o que vou comer fora de casa

- posso apreciar toda a independencia que ganhei desde que fiquei boa: a confiança dos meus pais em mim, a felicidade nos olhos da família nos jantares de Natal quando eu como mais que a salada

- posso finalmente comer uma fatia do meu bolo de anos no meu aniversário!

- posso experimentar comidas de outras pessoas e dar-lhes a provar a minha! Antes, com a anorexia, o meu controlo era tão grande que nunca me passava sequer pela cabeça experimentar a comida da colega ou do amigo que estava comigo à mesa em determinada refeição! Muito menos dár-lhe a provar da minha..ficava com uma raiva enorme porque por vezes estava a tentar ao máximo enganar o estômago com umas rodelas de tomate e quando me pediam "um bocadinho" parecia ter perdido o controlo todo.

- Hoje em dia, mesmo quando não tenho fome, se passo na cozinha e vejo alguma coisa que me chame à atenção consigo come-la sem culpa. Antes, comer sem apetite estava totalmente fora de questão! Se já comer com apetite era penoso, quanto mais outra forma qualquer. Agora sentir o sabor da comida na minha boca por si só chega e vale muito a pena.

- Arranjei um namorado incrivel, que todos os dias me relembra o quanto me adora a mim e ao meu corpo e o quão atraente me acha, e o quão interessante me acha..Durante quatro anos de anorexia nunca isto teria sido possivel. Ainda que o meu namorado tenha sido o ingrediente principal para a cura, nunnca antes tinha conseguido cativar a atenção de um homem. Não só pelo meu aspecto débil mas também pelo desinteresse que mantive durante tanto tempo em tudo o que não tivesse a ver com peso/calorias(comida.

- Posso continuar a ter uma alimentação saudável sem oscilações de peso. Ora, como explicar isto..antes, devido à restrição que eu fazia ser tão dura e tão excessiva, sempre que tinha as chamadas "compulsões" o corpo ressentia-se, o peso ressentia-se, enfim, era o meu organismo a implorar por sobrevivência. Hoje em dia sair da rotina, cometer um pecado aqui ou ali, comer mais um bocadinho do que o que "deve ser" não altera em nada o meu peso. Nada. Aliás, às vezes, quando como mais no dia seguinte acontece estar umas gramas mais magra devido à aceleração provocada na minha taxa metabólica.

- Não perco tempo a contar calorias. Isto foi uma vitória enorme. Apesar de saber que no geral me mantenho sempre na faixa das 1800/2200 eu não as conto. Sei que é assim por ser bastante improvavell (digo mesmo impossivel) esquecer todas as tabelas caloricas que já vi na minha vida. E por isso tenho sempre alguma noção..ainda assim nada me sabe melhor do que comer a minha posta de salmão sem a pesar.

- ganhei uma pele mais bonita! Antes tinha uma pele tão seca que fazia impressão..nenhum creme me resolvia o problema. Hoje em dia não uso cremes. A minha pele está incrivel.

- O meu cabelo está quase tão forte como era antes da anorexia. Por sorte, sempre tive um cabelo forte e grosso mas só eu sei a tristeza nos olhos da minha mãe quando me penteava o cabelo a seguir ao banho..e quantas vezes me lembro de pentea-lo no autocarro à ida para a universidade e de toda a gente - toda a gente mesmo - ficar a olhar para mim devido à quantidade absurda de cabelos que me saiam pelas mãos.

- Ganhei um novo respeito pela comida. Sempre tive uma relação de amor/ódio com ela..controlava-a e desejava-a mas ao mesmo tempo repugnava-a. Culpei a comida por todos os meus problemas. Cheguei a desejar que não houvesse comida no mundo. Deitei caixas e caixas de comida fora /yogurtes, barritas, cereais, etc) que fingia ter comido para os meus pais não se preocuparem e acharem que estava tudo bem. Hoje, ainda que esteja completamente cheia, o meu prato fica limpo. Não deixo um grão de arroz.

- Acima de tudo: um novo respeito pelo meu corpo. Há partes em mim que ainda não gosto? Que talvez nunca venha a gostar? Há de certeza. Mas eu não posso muda-las e a unica coisa que tenho a fazer é aceita-las. Entretanto, todas as outras me fascinam. A minha estrututra alta, os meus braços, o meu peito tão elegante, as minhas curvas tão femininas.

- entre muitos outros :)

Resumindo, o que eu ganhei foi uma vida. A minha vida de volta. "

No comments: