Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Apr 21, 2011

...5 livros = 5 euros sobre Alimentação Saudável ( autora: Dra. Isabel do Carmo)

Está disponível nas bancas uma série de 5 livros (a um euro cada um) sobre alimentação saudável. Foram escritos pela Dra. Isabel do Carmo (no esqueciaana  referimos a Dra Isabel do Carmo em anteriores posts. Por exemplo aqui, aqui e aqui ).
A colecção dos 5 livros foi concebida com recurso a obras anteriores da mesma autora: Alimentação Saudável, Alimentação Segura; Alimentos e Mitos que nos engordam; 222 Perguntas e Respostas; Saber Emagrecer (Editado pelos Livros d'Hoje).
Do último livro da colecção ( 5. Perguntas e respostas para emagrecer e manter o peso ideal) algumas perguntas retiradas relativamente ao acaso:
  • O que é preferível: açucar, açucar escuro (amarelo) adoçante ou frutose? (p.37)
  • É verdade que passar muitas horas sem comer engorda? (p.57)
  • O que é o regime iô-iô? (p.77)
  • Fala-se também nas pessoas, sobretudo mulheres, que estão sempre a fazer restrição alimentar. São essas as restritivas ou, em língua inglesa, dieters? (p.77)
  • Perder muitos quilos em pouco tempo traz problemas de saúde no futuro? (p.85)
  • Emagrecer muito de repente pode causar problemas de fertilidade? (p.86)
  • Há pessoas que conseguem perder bastante peso rapidamente, mas depois se sentem fracas e com menos capacidade de trabalho. Como contrariar isso? (p.100)
  • Algumas pessoas comem e nunca se sentem saciadas, terminando as refeições com sensação de fome. Porque sucede? (p.107)
  • Porque é que o meu peso às vezes varia um quilo ou dois de um dia para o outro? (p.115)
  • Como é que pessoas com a mesma estatura e aspecto físico podem ter às vezes pesos tão diferentes? (p.134)

1 comment:

Anonymous said...

Deixei a minha vida quando me agarrei aos números rodeavam a minha mente. Deixei a porta fechada para todos os que me tentavam ajudar, e escondi-me por detrás de um mundo que só a mim me pertencia. Ninguém tem que sofrer por mim!

O espelho não retribuía a imagem que eu desejava. Ria-se de mim, e eu convencida de que um dia veria, tudo o que sempre quis reflectido no vidro. A luta contra mim, é sempre maior do que a luta travada como mundo exterior!



Deixei de comer porque o meu treinador me pediu apenas para perder dois quilos, afinal a competição de andebol estava a começar.

Dois quilos foram dez, que passaram a 20, e perdi 26 quilos. O pouco que comia, vomitava, o meu corpo não suportava a comida! Como se não bastasse, nunca dispensei o exercício físico.

De 62 kg, e 1, 74m de altura, passei a pesar 36 kg!



Perdi bem mais do que quilos. Perdi amigos, namorado, a confiança dos meus pais, perdi os estudos!

A família entrou em dificuldades para me ajudar. Oceanos de dinheiro perderam-se em oito anos. De Anorexia, passei a praticar Bulimia, escondida dos pais, com esquemas que vocês não imaginam.



O que mais custou?

Ver, ouvir, sentir a minha mãe a fazer os impossíveis para me agradar na comida. Eu a passar pela mesa, trancar-me no quarto sem a olhar de frente. Quantas não eram as vezes em que me doía o coração só de a ouvir a chorar à mesa.

Quando comecei a tentar comer, o corpo rejeitava. Todo o esforço que a minha mãe tinha para me agradar, era em vão.



Hoje escondo a bulimia que resta, mas recuperei muito do que perdi. Tenho o peso normalizado, e vivo a minha vida melhor do que antigamente, mas sempre oculta atrás do medo do passado.

Adormeço todos os dias a pedir que tenha terminado. Peço por mim, por todos os que me amam e se esforçaram para eu ganhar a guerra.



Perdida neste mundo tão nosso, desfaço lágrimas para construir diamantes. Um dia verei uma enorme riqueza reflectida em mim.

O amor-próprio.



História de Vida de "Renata" - Nome ficticio

(http://vidacomoteatro.blogs.sapo.pt/34058.html)