Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Nov 18, 2010

... emoções e anorexia

Está disponível na página da European Eating Disorders Review (aqui) o resumo e artigo publicado por uma equipa de investigadores portugueses. Já temos noticiado neste blogue anteriores trabalhos de alguns autores como por exemplo Sandra Torres (aqui O Corpo e o Silêncio das Emoções e aqui).
O processamento cognitivo das emoções na anorexia nervosa.(Torres S, MP Guerra, L Lencastre, Roma-Torres A, Brandão I, C Queirós, Vieira F.)
Resumo (tradução do original inglês)
OBJETIVO: Este estudo pretende explorar o processamento cognitivo das emoções na anorexia nervosa (AN), com base no estudo das emoções sentidas e avaliação das capacidades meta-emocionais.
MÉTODO: Oitenta pacientes com AN e um grupo de controle de 80 mulheres saudáveis foram analisadas em relação à depressão, ansiedade e alexitimia [nota de esqueciaana alexitimia significa incapacidade de identificar ou expressar emoções] e executou uma tarefa experimental para analisar a experiência emocional e as capacidades meta-emocionais.
RESULTADOS: Apesar de apresentarem níveis mais elevados de alexitimia, as participantes com AN demonstraram que eram capazes de imaginar as emoções em situações hipotéticas e de as identificar e classificar. O grupo de pacientes com AN revelou sentir de forma mais intensa e interna emoções negativas, em comparação com o grupo de controle, mas este padrão emocional tende a ocorrer em situações associadas à alimentação e ao peso.
CONCLUSÕES: Os resultados sobre as capacidades meta-emocionais não sugeriram um déficit global no processamento emocional, mas sim sensibilidades específicas relativas a situações relevantes para a AN.
foto flickr cc : (aqui)

No comments: