Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Sep 16, 2010

...Perfeccionismo e comportamento alimentar dos adolescentes portugueses (artigo científico 2010; 997 estudantes)


Em Maio de 2009 quando criei este blogue escrevi o meu testemunho:
Queria ser perfeita...
em tudo. TUDO!
no que fazia, no que escrevia, no que dizia...
E isso amarrava-me a escrita, a fala, o viver.
Mas como pode ser perfeito alguém que se auto-destrói todos os dias?

A relação entre perfeccionismo e anorexia é actualmente estudada por vários investigadores portugueses. O artigo do qual se apresenta o resumo é um exemplo.É baseado nos resultados de uma amostra de 997 estudantes portugueses.Conclui que existe associação entre perfeccionismo e comportamentos alimentares não adequados.
Título: Perfectionism and Eating Behaviour in Portuguese Adolescents
Autores: Bento C (Bento, C.)1, Pereira AT (Pereira, A. T.)2, Maia B (Maia, B.)2, Marques M (Marques, M.)2, Soares MJ (Soares, M. J.)2, Bos S (Bos, S.)2, Valente J (Valente, J.)2, Gomes A (Gomes, A.)3, Azevedo MHP (Azevedo, M. H. P.)2, Macedo A (Macedo, A.)2
Revista: EUROPEAN EATING DISORDERS REVIEW, 18 (4), p.328, JUL-AUG 2010
RESUMO (tradução adaptada)
OBJECTIVO: o principal objectivo é investigar a associação entre perfeccionismo e comportamento alimentar numa amostra non-clinical de rapazes e raparigas adolescentes.
MÉTODO: 997 estudantes portugueses do ensino secundário e superior completaram a versão portuguesa da escala de perfeccionismo (CAPS) e dos comportamentos alimentares (EAT-2_).
RESULTADOS: Para os dois sexos, o nível medido de perfeccionismo total e o perfeccionismo sociallyprescribed/socialmente induzido (SPP) estavam positivamente e significativamente correlacionados com os valores obtidos para os resultados totais do teste EAT-25  e com todas as dimensões EAT: esforço para emagrecer(DT), comportamento bulimico (BRB), pressão social em relação à alimentação (SPE). Nas raparigas, auto-perfeccionismo (SOP) está também associado ao resultado EAT-25 total e respectivas dimensões, enquanto que nos rapazes se encontra apenas associado ao EAT-25 total e esforço para emagrecer (DT). Para rapazes e raparigas o perfeccionismo sociallyprescribed/socialmente induzido (SPP) é um predictor útil do comportamento alimentar (avaliado pelo EAT) total em todas as suas dimensões. Em relação ao auto-perfeccionismo (SOP) existem algumas diferenças entre rapazes e raparigas mostrando que nos rapazes esta dimensão não deve ser considerada um predictor dos comportamentos alimentares.
CONCLUSÃO: Os resultados confirmam que os níveis elevados de perfeccionismo (SOP  e SPP) estão associados com comportamentos alimentares anormais nos dois sexos.
Filação e contacto dos autores:
1. Paediat Clin Univ, Paediat Hosp Coimbra, P-3000076 Coimbra, Portugal
2. Univ Coimbra, Inst Med Psychol, Sch Med, P-3000 Coimbra, Portugal
3. Univ Aveiro, Dept Educ Sci, Aveiro, Portugal
Outros posts sobre perfeccionismo no esqueciaana:
http://esqueciaana.blogspot.com/2009/12/portugal.html (artigo sobre Portugal; estudo longitudinal; pub. 2009)
fotografia flickr cc: aqui

No comments: