Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Sep 18, 2010

...acne, imagem, depressão e...


A importância da imagem corporal na adolescência é muito grande. Hoje como há meio século (como ilustra o anúncio de 1965 acima reproduzido). O DN noticiou ontem (aqui) os resultados de um estudo baseado numa amostra de perto de 4000 adolescentes da Noruega entre os 18-19 anos. O resumo e referências do artigo original publicado no Journal of Investigative Dermatology , (16 September 2010) pode ser lido no fim deste post.

Esse estudo conclui pela associação entre depressão e pensamentos em por fim à vida e o acne. Acrescento que esta questão da associação entre o acne e a depressão e  suicídio nos adolescentes está desde há anos também relacionada com o uso de determinados fármacos anti-acne (que foram proibidos em alguns países) sobre os quais existiam indícios de geral depressões. É o caso do ACCUTANE (da Roche) e do ISOTRETINOIN (a versão genérica do medicamento). Esta mesma questão é discutida numa outra notícia sobre o mesmo estudo e que pode ser lida online (aqui).
Pela importância "do poder da imagem e à relação dos jovens com o espelho" transcrevemos algumas declarações de especialistas contactados pela jornalista Ana Bela Ferreira:
Psicólogo João Balrôa:
"O rosto é fundamental na comunicação humana e é importante sentir que o outro gosta da nossa presença. E, neste caso, o acne pode causar impressão no outro e essa sensação tem um grande impacto nos adolescentes". "o importante é o adolescente ter alguém que lhe dá valor e ajuda a secundarizar problemas". "Deve dar-se esperança ao jovem, até porque sabemos que o suicídio acontece quando as pessoas perdem a esperança"
Psiquiatra e ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Suicidologia (SPS) Carlos Braz Saraiva:
"A imagem tem um papel importante na sociedade actual e os problemas ganham maior dimensão se forem na face"
Presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, Manuel Marques Gomes:"Está provado é que o acne é um dos problemas que pode aumentar a percentagem de suicídio, mas não é causa única"



Referência
Suicidal Ideation, Mental Health Problems, and Social Impairment Are Increased in Adolescents with Acne: A Population-Based Study
Jon A Halvorsen, Robert S Stern, Florence Dalgard, Magne Thoresen, Espen Bjertness and Lars Lien
Journal of Investigative Dermatology , (16 September 2010)
doi:10.1038/jid.2010.264

"RESUMO: (tradução livre do inglês)
Foi efectuado um estudo seccional baseado num questionário para aprofundar o conhecimento da relação entre os pensamentos suicidas, problemas de saúde mental e de socialização e o acne grave entre adolescentes com 18-19 anos. 
Foram convidados a participar 4.744 jovens e 80% (3.775) participaram. No conjunto, 14% dos inquiridos declararam ter muito ou muitissimo acne. Comparando os que declararam ter muitissimo acne e e aqueles que declararam ter pouco ou nenhum acne, os pensamentos suicidas ocorrem o dobro das vezes no caso das raparigas (25.5 vs 11.9) e são três vezes mais frequentes nos rapazes (22.6 vs 6.3). Os pensamentos suicidas estão associados estatisticamente ao acne também quando se adopta um  modelo de análise multivariável em que se controla os sintomas de depressão a etneia e o rendimento familiar. 
Estão também associados, os problemas de saúde mental, avaliados pelo questionário Strengths and Difficulties Questionnaire, fraca ligação aos amigos, fraco desempenho escolar, inexistência de uma relação amorosa e nunca ter tido uma relação sexual. O acne surge normalmente na adolescência e está associado a problemas sociais e psicológicos. Factores negativos incluindo ideias suicidárias e depressão que têm sido associadas com as terapias para o tratamento do acne podem afinal ser resultantes do próprio acne."

fotografia flickr cc (aqui) ; imagem: anúncio a creme de combate ao acne (1965)

No comments: