Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Sep 30, 2010

...abraços, medos, tacto, emoções ...(ciência e testemunho)

Uma das características dos doentes com anorexia é a dificuldade em revelar sentimentos (10 sinais de alarme aqui), em expressar emoções. O estudo da comunicação das emoções está principalmente focado na comunicação pelas expressões do rosto e pela voz. A comunicação das emoções pelo tacto é menos estudada.A investigação recente de  Matt Hertenstein é uma excepção (artigo sobre a comunicação das emoções pelo tacto aqui). Porque é relativamente universal o apoio que se sente quando somos abraçados ou nos dão a mão? O que acontece ao nosso cérebro e ao nosso corpo? Porque existe algo de magnético ou mágico num abraço? Estas são questões gerais que foram analisadas num programa de rádio (aqui em inglês).
Testemunho de uma mãe: Sempre achei que abraçar alguém era expressar carinho e apoio. Mas a minha filha [com anorexia] não se deixa abraçar. Repele qualquer toque humano. E eu quero abraçá-la.

Resultados científicos recentes obtidos com dados do populações diversas podem eventualmente explicar porque é que isso acontece. Ou seja, odiar ser tocada pela mãe por exemplo, pode ser uma questão fisiológica e não uma questão de relacionamento. 

Sem entrar em muitos detalhes técnicos que poderão ser aprofundados nos links. Hertenstein identificou uma área no cérebro que se torna muito activa em resposta ao  contacto amigável da pele. Essa área é o córtex órbito-frontal. É a mesma área que reage aos paladares doces e aos cheiros agradáveis. Quando somos tocados de forma amigável ocorre uma afluência de oxitocina (ou ocitocina)  que faz com que nos sintamos mais felizes. Há um conjunto de impulsos eléctricos que aumenta reduz o stress, etc. 

A mãe do anterior testemunho interroga-se: os anorexicos têm respostas anormais aos sabores doces. E se o cérebro é afectado pela fome /Anorexia nervosa, não poderá também ser a explicação para a minha filha odiar ser tocada? resistir à nossa proximidade física?

Estamos no terreno das hipóteses. Para alguns a hipótese colocada por esta mãe pode ser apenas uma tentativa de encontrar racionalidade forçada para o afastamento habitual das doentes em relação às mães (familiares etc.) . Para mim, pode ser mais que isso, pois é certo e testemunhado que anororexia e evitar ser tocado/a estão associados muitas vezes. Eventualmente por isso os 'ombros virtuais' (para o bem e para o mal) ganham tanta importância.

Para um texto poético sobre abraços (e laços) ver o blogue
http://wantobeforeveryoung.blogspot.com/2010/09/o-laco-e-o-abraco-um-dos-meus-textos.html

Testemunho da mãe (adaptado) no site para familiares e amigos de doentes com dca (em inglês): aroundthedinnertable (aqui)

Fotografia flickr cc (aqui)

No comments: