Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Aug 31, 2010

...[testemunho de recuperação] "o percurso é longo, duro e cansativo mas compensa!"

Transcrevo um testemunho com permissão da autora a quem agradeço a partilha.  Recomendo vivamente a leitura. Termina assim: "...ANOREXIA E A BULIMIA MATAM!
Muita força o percurso é longo, duro e cansativo mas compensa! "

"O meu nome e I, quando soube do livro publicado pela mãe Ana Granja quis comunicar lhe o meu testemunho por solidariedade, esperança e total compreensao.

Abreviando a minha história, eu era atleta federada e praticava ballet, sempre fui baixinha ao qual me orgulho pois chego a todo o lado e posso usar sempre saltos altos, mas a puberdade não perdoa, engordei bastante, e aos 14 anos o que seria uma dieta normal tornou se a minha destruição. Sofri de todos os males que já conhecem, anorexia, bulimia suas consequências, e os meus pais no desespero de me travarem levaram me aos melhores médicos deste país mas sem efeito, pois conseguia dissuadir tudo e todos e manipular mais uns quantos. Perdi 25 kg em 2 meses, não tinha a menstruçao, estava fraca, tomava medicação às escondidas e vomitava a toda a hora.

Partiram se muitos pratos naquela casa fugi do hospital, tive 3 psicólogas, 2 endocrinologistas, 3 nutricionistas, e médicos de clinica geral conto pelos dedos dos pés, isto para dizer que fui uma paciente dificil. e tinha fases e sabia, que ia morrer.

Até que um dia no limiar das minhas forças, tive ums sonho muito estranho com alguém que me e muito querido, o meu avô. Vi a minha vida toda a correr como um filme, disse me que não era altura de partir e que iria seguir a profissao da familia.

No dia a seguir inverti todo o processo e comecei a comer enormidades de comida, e também com ela vomitava imenso pelo sentimento de culpa. Mas o que é certo e que junto a isso e a um amigo que me visitava todas as noites para falar de coisas banais, foi agarrando-me à vida e tentando perceber o porque da mutilaçao constante. Eis que no primeiro ano de faculdade me surge a resposta, o problema não sou EU, nem a quantidade de comida que como ou deixo de comer, o problema é o CONROLE que queria fazer de tudo e comecei pelo meu corpo.

Em relaçao aos meus amigos, não perceberam durante algum tempo, só quando comecei a faltar as aulas e o que me disseram foi " nao acredito que uma pessoa como tu, tao forte estejas com essa coisa!" e fez clique. Aos que contei mais tarde toda a minha história respeitam me imenso NÃO temam represalias!

A relação com os meus pais foi muito complicada, acusei a minha mãe de muita coisa pois ca em casa tudo tinha a mania das dietas... a minha mãe ajudou me no processo de emagrecimento em casa, quando nao sabia que eu estava doente.hoje somos muito unidos e saudáveis!

A minha irmã mais nova e a minha melhor a amiga, e um grande motivo para não por termo ao meu sofrimento em épocas de crise.

Hoje tenho 20 anos, o meu avô tinha razao e estou a formar me para ser farmacêutica.

Como de tudo, um pouco, esse é o segredo.Mas tenho sequelas, uma gastrite crónica que nao me larga e algumas outras dores de cabeça. Continuo a ter manias! Os pais que nao se preocupem, antes manias que manhas. E agradeço a Deus por não ter morrido naquele dia, ainda quero ver o sporting ser campeão outra vez!

Deixo um último conselho para os pais e amigos que podera parecer estranho, se os vossos filhos/as, amigos/as estiverem quiserem vomitar, quiserem esconder comida, deixem. Adquiram a sua confiança, mostrem que os amam incondicionalmente que até os deixam fazer asneiras. porque o amor e a maior arma do mundo e essa foi a maior luta que travei a teimosia e a rendiçao.

Para os meus colegas de CF que ainda nao aprenderam a ANOREXIA E A BULIMIA MATA!

Muita força o percurso e longo, duro e cansativo mas compensa! "

foto flickr cc (aqui)

No comments: