Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Jun 30, 2010

...fazer um plano de prevenção de recaídas (forças e fraquezas)


Transcrevo abaixo o último post de ED Bites [tradução livre de esqueciaana] . O texto original em inglês aqui. Um exercício de identificação de fraquezas e forças e um plano de ataque das fraquesas para antecipar recaídas...

“ Estou a iniciar uma série [de posts] sobre prevenção de recaídas, focando o essencial [ em inglês back to the very basics]. Um dos principais aspectos da prevenção da recaída é antecipar algumas das dificuldades que possa vir a encontrar e criar um plano para lidar com elas para que elas não atrapalhem demasiado. Penso que há um aspecto do planeamento de prevenção da recaída, que não tem merecido muita atenção: avaliação dos pontos fortes. Em que te podes apoiar quando as coisas ficam complicadas e a recuperação fica mais difícil?
Em conjunto forças e fraquezas fornecem o enquadramento a ter em conta no plano de prevenção da recaída.
Aqui está a minha lista:

Forças
bom sistema de apoio
boa equipa de tratamento
boas perpectivas (optimismo)
motivação para me sentir/permanecer melhor
capacidade de usar uma vasta gama de capacidades

Fraquezas
dismorfia corporal (imagem errada do corpo)
solidão
ansiedade
perfeccionismo
passar do pensamento á acção
lidar com a mudança

Depois de ter feito estas listas, peguei em cada uma das dificuldades e fiz uma lista específica de como lidar com os problemas sem ‘usar’ o transtorno alimentar [como ‘resposta’]. Vou partilhar convosco a lista que fiz para lidar com a imagem errada do corpo (dismorfia corporal). Ou seja, passo a ter um plano de resposta quando tiver que lidar com um ataque de “estou uma baleia monstruosa”!

Plano de ataque à dismorfia corporal
-  focar-me no que o meu corpo pode fazer em vez de me concentrar em como é o aspecto do meu corpo
-  participar em actividades desportivas ou dança em vez de realizar exercício sozinha
-  repetir para mim própria: “ O meu corpo é saudável e está bem com este peso.
-  continuar o trabalho de Cognitive behavioral therapy (CBT) para resolver a dismorfia corporal
-  "Os objectos ao espelho são menores do que parecem"
-  Partilhar e discutir meus sentimentos sobre a dismorfia corporal e que mais me está a acontecer
aceitar o facto de que ainda tenho dismorfia corporal e lembra a mim própria: Perder peso não vai resolver nada. A ED (eating desorder = doença do comportamento alimentar) é uma solução de curto prazo para um problema de longo prazo .

Esta lista não está  completa. Mas a questão da dismorfia corporal é muito importante para mim e a lista é um começo."
Carrie

Fonte:ed bites blogue aqui.

No comments: