Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Jul 22, 2010

...Anorexia Nervosa (identificada há 130 anos, discutida - ainda- hoje)

Sir William Gull foi o primeiro médico a diagnosticar a anorexia nervosa em 1874 (encontrei esta informação originalmente na wikipédia em inglês (aqui), e confirmei-a com outras fontes, nomeadamente um artigo deste ano da European Eating Disorders Review de Janeiro de 2010 e que pode ser lido na integra (em inglês, formato pdf) (aqui). Esse médico para além de ter 'baptizado' a anorexia descobriu o sindroma Gull-Sutton e efectuou investigação pioneira sobre a paraplegia e 'myxoedema'.
McKnight, Rebecca F.  and Park, Rebecca J. (*)(2010)
Atypical antipsychotics and anorexia nervosa: A review
European Eating Disorders Review, vol 18, n.1, p.10-21.
(*)Department of Psychiatry, University of Oxford, Warneford Hospital, Oxford, UK


“ O médico londrino William Gull foi o primeiro a usar o termo anorexia nervosa (AN), tendo publicado a descrição clínica do sindroma em 1874. Descrevia uma série de casos que tratou [ nota do esqueciaana: as duas imagens da esquerda são a mesma paciente enquanto doente e depois de recuperada] e considerava que durante o tratamento ‘the inclinations of the patient must be in no way consulted’[ traduzido livremente: a vontade do doente não deveria ser tida em conta], e que a doença era particularmente difícil de tratar devido à presença de um ‘estado mental morbido’ (Gull, 1874).
Passados 130 anos a Anorexia Nervosa apresenta ainda a mais alta taxa de mortalidade de qualquer distúrbio psiquiátrico [ no original inglês: has the highest mortality rate of any psychiatric disorder] (Hoek, 2006; Steinhausen, 2002). Os desafios inerentes ao tratamento da Anorexia Nervosa foram bem delineados por Gull; o doente é geralmente pre-contemplativo e não coopera com o tratamento, as patologias físicas e psicológicas estão interligadas, portanto devem ser consideradas em simultâneo, e que a doença com um curso natural de 5-6 anos possivelmente não responde a uma estratégia de tratamento rápido (e portanto barato). O problema da disponibilidade de tratamento tem crescido com o aumento do número  de doentes que apresentam anorexia nervosa. Actualmente a incidência é estimada em torno de 8 por 100.000 e por ano com uma prevalência de 0.3% nas mulheres jovens (Hoek, 2006). Segundo os registos estatísticos das admissões nos hospitais [no Reino Unido] abrangidos pelo NHS [serviço de súde britânico] entradas com um diagnóstico de anorexia nervosa subiu 80% nos últimos 10 anos, impondo a necessidade de estratégias de tratmento mais eficazes. (NHS Information Centre, 2009). " (continuar a ler aqui)
Referências na citação:
Gull, W. (1874). Anorexia nervosa. Transactions of the clinical society of London, 7, 22–28.
Hoek, H. W. (2006). Incidence, prevalence and mortality of anorexia nervosa and other eating disorders. CurrentOpinion in Psychiatry, 19, 389–394.
NHS Information Centre. (2009). Hospital Episode Statistics Online: Four character primary diagnosis 2008. Hospital Episode Statistics Online.
Steinhausen, H. C. (2002). The Outcome of Anorexia Nervosa in the 20th Century. American Journal of Psychiatry, 159, 1284–1293.
O artigo integral pode ser lido aqui.

No comments: