Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Jul 28, 2010

...Anorexia e Emoções ( investigação)


Um artigo publicado em 2003 por duas investigadoras portuguesas aborda uma questão bastante importante e para a qual os estudos empíricos até agora realizados ainda não encontraram resposta cabal. A tese de doutoramento de Sandra Torres (Universidade do Porto, 2005), pode ser lida integralmente aqui: O corpo e o silêncio das emoções: estudo da alexitimia na anorexia nervosa.

Sandra Torres / Marina Prista Guerra (#)
A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DAS EMOÇÕES PARA A ANOREXIA NERVOSA
Psicologia, Saúde e Doenças, vol. IV, número 001
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
Lisboa, Portugal pp. 97-110
(#) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto


RESUMO:
Estudos desenvolvidos em torno da anorexia nervosa (*) e da alexitimia (**)apontam para a existência de uma relação entre estes dois quadros, sendo de salientar a frequente presença de alexitimia em doentes com patologia alimentar. Apesar de algumas investigações procurarem analisar esta relação, está ainda pouco claro o processo que caracteriza a vivência emocional deste tipo de doentes. Neste trabalho é descrita a construção do Questionário de Avaliação das Emoções para a Anorexia Nervosa (QAE-AN). Este instrumento foi elaborado com base na Teoria Diferencial das Emoções reformulada por Izard (1991) e na caracterização detalhada das emoções primárias nela reconhecidas (interesse, alegria, surpresa, cólera, nojo, desprezo, medo,angústia, vergonha, tristeza e culpa). Esta medida de avaliação faz referência a situações, comportamentos e pensamentos comuns na anorexia nervosa e como tal poderá contribuir para uma avaliação mais adequada das emoções experienciadas por este tipo de doentes.


Palavras chave: Anorexia nervosa, Alexitimia, Emoções, Instrumento de avaliação.


Conceitos:
(*) Anorexia nervosa «A anorexia nervosa caracteriza-se por uma restrição alimentar severa da qual resultam complicações que conduzem a uma significante morbidez biológica, psicológica e social e que, por vezes, pode até conduzir à própria morte.»
(**) Alexitimia « A alexitimia é definida como um conjunto de défices cognitivo-afectivos caracterizados por: (a) dificuldade em identificar e descrever sentimentos; (b)dificuldade em distinguir os sentimentos de sensações corporais decorrentes da actividade emocional; (c) processos imaginativos limitados (poucos sonhos ou fantasias); e (d) estilo cognitivo orientado para o exterior (Taylor, 1994).A alexitimia é considerada, actualmente, um factor de risco para odesenvolvimento de várias perturbações clínicas. No que concerne à anorexianervosa, embora não se possa afirmar que a alexitimia esteja directamenterelacionada com o desejo de emagrecer, existe evidência empírica de que estetipo de doentes apresentam com frequência um quadro alexitímico (Beales &Dolton, 2000; Laquatra & Clopton, 1994; Smith, Amnér, Johnsson, & Franck,1997; Taylor, Parker, Bagby, & Bourke, 1996).» continuar a ler o artigo aqui

No comments: