Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Mar 29, 2010

...Alimentação dos portugueses ( Inquérito precisa-se)

No jornal Público de hoje, num texto da jornalista Alexandra Campos ficámos a saber da existência de alguns estudos que contribuem para um melhor conhecimento da alimentação dos portugueses. Continuamos à espera do 2º Inquérito Alimentar Nacional. Um melhor conhecimento dos hábitos alimentares dos portugueses por idades regiões, etc. é necessário. A preocupação com a obesidade (que é um problema real) não deverá levar ao esquecimento das doenças do comportamento alimentar.
- Alimentação e Estilos de Vida da População Portuguesa (2009/2010), um estudo epidemiológico, avaliou 3325 adultos, foi realizado pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação (SPCNA) no âmbito de um protocolo de mecenato científico com a Nestlé. A investigação irá prosseguir com um estudo focando crianças e jovens.Metodologia,Como comem os Portugueses,Como se mexem os Portugueses,
Estado nutricional dos Portugueses. Mais informação (aqui)

- Foram realizados dois estudos de prevalência nacional da obesidade, coordenados pela médica Isabel do Carmo, entre 1995/1998 e 2005/2006.

- O 2º Inquérito Alimentar Nacional (o primeiro foi realizado há cerca de 30 anos pelo Instituto Nacional de Saúde Dr.Ricardo Jorge) continua por fazer apesar de estar previsto no Plano Nacional de Saúde 2004/2010. “O objectivo é estudar a associação entre consumos de alimentos e nutrientes da população portuguesa, por regiões, sexos, grupos etários e socioeconómicos e analisar factores de risco de doenças crónicas.”

No comments: