Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

May 25, 2010

>> Afterschool / Depois das Aulas ( filme ) DVD Sáb, 29 Maio com o jornal Público

O filme Afterschool Depois das Aulas que julgo ter sido apenas exibido num cinema em Lisboa vai ser vendido com o jornal Público do próximo sábado. Reproduzimos novamente um post anterior sobre ele.
Um filme que se passa entre jovens (num colégio dos Estados Unidos) mas em que não há lugar à alegria ou à bondade. Onde violência verbal e psicológica entre os alunos é permanente. A mentira. A mentira a impregnar as relações entre todos. A ausência de comunicação paradoxalmente num mundo em que os meios de comunicação são tecnologicamente cada vez mais poderosos. A Internet e o Youtube desempenham um papel essencial na história.
Uma crítica do NYT (em inglês) e trailers aqui. A crítica no jornal Público por Luís Miguel Oliveira, pode ser lida integralmente aqui . Extracto:
"Não fosse Antonio Campos um miúdo de 26 anos [nota: o realizador tinha 24 anos quando fez o filme] e "Depois das Aulas" podia ser a ilustração do pesadelo de um pai que se tivesse deitado com uma súbita inquietação sobre "o que é que os miúdos andarão a fazer". Mais vale nem saber, e na verdade pai nenhum em "Depois das Aulas" sabe muito bem coisa alguma - estão longe, são uma voz ao telefone ou, no momento em que "Depois das Aulas" efectivamente deixa entrar os pais, são uma presença assarapantada na sequência de um momento traumático, e continuam sem ver ou perceber coisa alguma. O que não impede, e pelo contrário reforça, que o pesadelo lá esteja (e não só como força de expressão: o filme acaba com uma "interrupção" mais do com um "fim", abruptamente como nos pesadelos que ficam a fracções de segundo de um clímax horroroso). Tem é que ser visto dos dois lados: o que os miúdos andam a fazer é inquietante, mas não o é menos o que se anda a fazer aos miúdos. "Depois das Aulas" também é, e de que maneira, um filme sobre esta inquietação (cont ).
Deixo também os comentário de Catarina, Nazaré e João da página do Público (note: se este post receber comentários, irei passá-los posteriormente para o corpo do post):
14-01-2010, Catarina
Para quando este filme no Porto (e já agora, no resto do País)?
Estou ansiosa por ver este filme desde que li sobre ele no Ípsilon. Tenho a sorte de viver no Porto e de por isso ter acesso a muitos dos filmes que provavelmente nem sequer estreiam noutras localidades. Desta vez, nem ao Porto chega? Como se justifica tamanha centralização?

02-01-2010, Nazaré
A escola dos meninos ricos perto de Nova Iorque, onde uns são mais ricos que outros. No mesmo quarto, dois rapazes que são em tudo o oposto um do outro. O do beliche de cima, que atura os abusos do outro, que tem pais menos ricos, é a testemunha acidental duma tragédia que põe em causa toda a lógica bem-pensante das classes dominantes. Aparentemente um auto-retrato do realizador-argumentista, protagoniza um momento memorável, que é a realização do vídeo memorial para a escola. O contraste com a outra versão só por si vale a pena. Também aqui se explora muito bem o confronto entre adolescentes a despertarem para o mundo dos adultos e esse mesmo mundo que continuamente lhes mente. A hipocrisia do reitor, a traição do psicólogo, os patéticos pais das gémeas, um desfile abjecto.
08-10-2010, João
Afterschool - Depois das AulasDe uma pobreza atroz! “The Blair Witch Project” sem a correria (1)
Um estudante adolescente, durante a captação de imagens para um vídeo escolar, filma a morte por overdose de duas das mais atraentes e invejadas colegas. O vídeo terminado em memória das colegas torna evidente que as vidas dos estudantes ricos e dos seus pais é um vazio. No final outra equipa faz nova montagem mais aceitável. No processo o estudante tem a sua primeira aventura sexual. Os meios de produção são pobres, há imagens com sobreexposição, desenquadradas, sem som ou com ruído de fundo. Ainda seriam admissíveis no vídeo que o estudante está a filmar mas não no filme assim. Torna-se extremamente penoso aguentar 107m. Parecem 180m!

No comments: