Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Dec 4, 2009

>> Perfeccionismo e Atitudes Alimentares dos Estudantes Portugueses (resultados de uma investigação)

Foi publicado muito recentemente o estudo abaixo resumido e que recolheu informação junto de 382 estudantes portuguesas. Foram aplicados questionários internacionais (sobre perfeccionismo e sobre atitudes alimentares) . Apresentamos abaixo um resumo e recomendamos a leitura.(o texto em inglês pode ser lido na íntegra aqui)
Perfectionism and eating attitudes in portuguese students: A longitudinal study
European Eating Disorders Review, Volume 17, Issue 5, Date: September/October 2009, Pages: 390-398
Maria João Soares, António Macedo, Sandra Carvalho Bos, Mariana Marques, Berta Maia, Ana Telma Pereira, Ana Gomes, José Valente, Michele Pato, Maria Helena Azevedo
O estudo baseado em recolha de informação em diferentes anos para as mesmas estudantes, teve por objectivo “investigar o papel do perfeccionismo no desenvolvimento dos distúrbios do comportamento alimentar”. Foram analisadas 382 estudantes universitárias com base no Hewitt & Flett MPS [Escala de Perfeccionismo Multidimensional] e no EAT-40 [Teste de Atitudes Alimentares / Eating Attitudes Test] no início da investigação e um ano depois (T1) e 206 estudantes dois anos depois (T2).”
Os resultados permitiram concluir que “O perfeccionismo na situação inicial estava associado significativamente com o comportamento anormal no longo prazo no que se refere a atitudes e comportamentos alimentares. O Perfeccionismo Auto-Orientado [ou seja, padrões irrealistas auto impostos e auto escrutínio/avaliação crítico; em inglês Self-Oriented Perfectionism (SOP)] e o Perfeccionismo Induzido Socialmente [percepção de que os outros possuem padrões irrealisticamente elevados e exigem a perfeição do próprio; em inglês Socially Prescribed Perfectionism (SPP)] foram predictores significativos das doenças do comportamento alimentar [disordered eating behaviours]. A análise de regressão revela que o SOP inicial foi predictivo das preocupações com dieta [Diet Concerns] e das perturbações do comportamento alimentar no geral ( nível de EAT total) passado um ano e dois [T1 e T2]. O SPP foi um predictor significativo da Pressão Social para Comer [que inclui a pressão dos outros para ganhar peso, que é apercebida pelo indivíduo ] passado um ano e dois (T1 e T2) e do comportamento bulímico passado um ano (T1).
Conclusão: os resultados contribuem para uma melhor compreensão da associação entre o perfeccionismo e as doenças do comportamento alimentar . O Perfeccionismo Auto-Orientado e o Perfeccionismo Induzido Socialmente antecipam atitudes e comportamentos alimentares anormais e o Perfeccionismo Auto-Orientado conclui-se ser preditivo de preocupações com dieta e de uma modo geral perturbações alimentares.
Da Introdução
"Muitos estudos têm demonstrado que o perfeccionismo é um factor que permite prever inadaptações psicológicas que desempenham um papel importante no estudo das causas, manutenção e evolução de um largo espectro de estados psicopatológicos tais como a depressão, comportamentos obscessivo-compulsivos, fobia social, comportamento suicidário, doenças do comportamento alimentar (Shafran & Mansell, 2001) problemas de sono (Azevedo et al., 2007). O perfeccionismo tem sido descrito, em particular, como um importante factor de risco das doenças do comportamento alimentar [eating disorders ED], com alguns estudos a revelarem que os níveis elevados de perfeccionismo nos adolescentes são factores predictivos de doenças do comportamento alimentar no futuro (Tyrka, Waldron, Graber, & Brooks-Gunn, 2002).
No início da década de 90 , aperspectiva unidimensional tradicional do perfeccionismo alterou-se para uma perspectiva multidimensional mais completa baseada na visão de que o perfeccionismo tem componentes pessoais e sociais e que as suas dimensões interpessoais são da maior relevância para compreender as dificuldades de adaptação experimentadas pelos perfeccionistas. Nesta linha de aproximação multidimensional, Hewitt and Flett (MPS-H&F, 1991) e Frost, Marten, Lahart, e Rosenblate (MPS-F, 1990) desenvolveram medidas de perfeccionismo auto-apercebido designadas por Escala Multidimensional de Perfeccionismo [Multidimensional Perfectionism Scale (MPS)]" (continuar a ler)

Photo from here

No comments: