Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Dec 19, 2009

>> Anorexia masculina (três testemunhos )

No semanário Expresso de hoje (19 de dezembro 2009) as páginas 20 e 21 do primeiro caderno são ocupadas com a anorexia masculina. O texto é de Cristina Bernardo Silva e as fotografias de Rui Duarte Silva (com excepção de duas de um doente norte americano retiradas da Internet). São apresentados três testemunhos, de D. de 15 anos, 'Rodrigo' de 19 anos e 'Jorge' de 20 anos.Transcrevemos as declarações publicadas na primeira pessoa. São raríssimos os testemunhos masculinos sobre a anorexia. Parabéns aos três por terem tido a coragem de expor a sua experiência e à jornalista por ter sido capaz de obter esses testemunhos. Sobre as dificuldades especiais de diagnóstico e tratamento nos rapazes e homens, ver mais neste blogue aqui.
D. de 15 anos : "Eu achava que os psiquiatras eram para malucos e dizia que não estava maluco"."Nas aulas, tinha tonturas e dores de estômago.Pedia muitas vezes para sair e o professor começou a desconfiar"."Estava sempre a falar, desestabilizava as aulas".
"Rodrigo" 19 anos: "nesse dia [depois de um comentário jocoso de um tio ao seu peso excessivo] cortei com os chocolates.Poucos meses depois havia dias em que só comia umas folhas de alface.""deixa-se de sentir" [a fome]. [Agora, em tratamento, depois de três internamentos hospitalares um deles em resultado de uma tuberculose, quer ganhar o peso normal "para ser piloto da Força Aérea".
"Jorge" 20 anos: "Percebi que não estava bem quando deixei de poder ter relações sexuais com a minha namorada, porque não tinha erecções.Alem disso, tinha sempre frio, mesmo no Verão."[Estava]"o dia todo a pensar em calorias e a fazer exercício.". Sobre a razão da sua recuperação: "ter encontrado os médicos certos".
Sobre as dificuldades especiais de diagnóstico e tratamento nos rapazes e homens, ver mais neste blogue aqui.
Imagem:obra de Amadeo Souza-Cardoso

No comments: