Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Nov 2, 2009

>> Imagens manipuladas

Uma deputada (Valérie Boyer) propôs no parlamento francês em Setembro uma legislação que obrigasse a indicar nas imagens manipuladas digitalmente: 'manipulada por um programa de tratamento de imagem'. A proposta gera polémica num país em que uma fotografia de férias de Sarkosy foi manipulada para o emagrecer.
A mesma deputada propôs em conjunto com outros cerca de 46 medidas de saúde pública com particular atenção para as mulheres. Entre elas diversas medidas de prevenção junto dos jovens de doenças relacionadas com comportamentos alimentares (no blogue da deputada, em francês, aqui).
A manipulação das fotografias sempre existiu. Há umas décadas, em Portugal, recordo que a concorrência entre fotógrafos profissionais era também efectuada a partir do chamado 'retoque' que por vezes usava cor e fazia maravilhas (procurem em fotografias antigas e encontrarão muitos produtos desses retoques mais ou menos conseguidos). Opiniões diversas em relação à proposta sobre a identificação de imagem manipuladas (em português) aqui.
Qual o interesse desta discussão? Alertar para o facto de certas imagem que servem de 'padrão' ou 'modelo' para quem tem doenças de comportamento alimentar são de facto meras criações...nalguns casos artísticas.
Em baixo um exemplo de transformação por maquilhagem clássica (40 segundos) e digital (35 segundos).

No comments: